Cuidados básicos e essenciais para lentes de contato

O brilho, a cor e a textura podem ser perdidos ao longo dos anos pela ação de corantes e substâncias ácidas presentes na dieta comum. Por isso, incorporar cuidados e higiene nos seus hábitos diários, torna-se essencial para a longevidade do tratamento. Veja uma lista com medidas preventivas básicas:

✓ estabeleça um protocolo de higiene oral, evitando o uso de cremes dentais abrasivos ou para clarear os dentes para não arranhar a superfície da porcelana ou da resina. Dê preferência as escovas com cerdas ultra macias.

✓ limitar o consumo de alimentos que apresentam pigmentação escura e de outros alimentos causadores de manchas, como vinho tinto, café, cigarro. Eles estão, sim, associados ao amarelamento precoce das lentes quando consumidos em quantidades elevadas.

✓ diminua o consumo de alimentos ácidos, pois podem deixam as superfícies do material restaurador mais opacas.

✓ abandone hábitos parafuncionais como morder unhas e lápis – os riscos para trincas e fraturas em facetas aumentam nesses indivíduos.

✓ confeccione placas especiais para bruxismo caso o distúrbio tenha sido detectado antes do tratamento estético. E se for diagnosticado surtos de atividade muscular,  a placa miorrelaxante deverá ser utilizada inclusive durante o dia.

✓ o aparelho para contenção dos dentes pós tratamento ortodôntico precisa ser regulado com cuidado para não riscar ou fraturar.

✓ cuidado com agentes clareadores profissionais utilizados no clareamento dental caseiro: o contato direto destas substâncias com laminados de porcelana e resina composta, acabam com o brilho do dispositivo.

Para manter as facetas em ótimo estado, também faz-se necessário a manutenção periódica no consultório para conservar sua aparência, brilho e cor.

Gostou? Compartilhe!